Fórum de Integração Brasil Europa promove evento para debater a Nova Economia e Desafios do mundo pós-Covid

Em 12, 13 e 14 de novembro, o Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE) realizou em Lisboa o evento Diálogos sobre a Nova Economia e Sociedade. Foi a primeira atividade do FIBE, uma associação fundada em outubro de 2021, com sede em Lisboa, e que nasceu com a missão de promover a integração cultural, econômica e social entre Brasil e Europa, com foco especial em Portugal e demais países da comunidade de países de língua portuguesa.

O objetivo desse primeiro encontro foi fomentar discussões sobre temas fundamentais em um cenário pós-pandemia, como a crise energética, as mudanças climáticas e a ressignificação dos modelos econômicos atuais diante de uma nova conjuntura mundial. O Fibe também pretendeu com esse evento, despertar entre os participantes reflexões e trocas de experiências, com o propósito de criar um espaço permanente de diálogo, contribuindo para o Brasil retomar sua posição no debate global de grandes temas da atualidade. 

“A crise decorrente da pandemia atual aumenta as assimetrias no mundo e cria a necessidade de uma rápida evolução do pensamento para a elaboração e implementação de políticas públicas. Os graves problemas decorrentes da crise pós-Covid atingem a situação sanitária e humanística em geral, mas também os setores de energia e de logística, por exemplo, afetando a economia como um todo”, explicou o economista e professor José Roberto Afonso, vice-presidente do Fibe.  “O Fórum de Integração Brasil Europa surge nesse contexto, com o compromisso de contribuir para a retomada da participação do Brasil nesses debates, fora do ambiente polarizado em que o país se encontra hoje”.

Além de uma agenda de debates e encontros, um dos principais focos de atuação do Fibe será o fomento e suporte para investigações, estudos e pesquisas sobre desenvolvimento econômico e social dos países desenvolvidos, o apoio a publicações e o intercâmbio de experiências e conhecimento entre os países de língua portuguesa.

O evento foi concluído em 14 de novembro, na Livraria da Travessa de Lisboa, o lançamento de vários livros, como Amazônia XXI, da FGV, e Série Projeto Governance 4.0, do IDP e Almedina.

Dia 01

Dia 02

Dia 03

Dia 04

Dia 05

Dia 06