Duetos Além-Mar recebe António Zambujo e Nelson Motta em encontro literomusical

A próxima edição do Duetos – Diálogos Além-Mar, prepara os acordes para receber dois dos grandes nomes da literatura e da música em língua portuguesa. Bem que se quis que o artista e intérprete português António Zambujo e o escritor, jornalista e compositor brasileiro Nelson Motta estivessem juntos a partilhar, como um fado da vida bela, as histórias e as memórias nesta nova edição do Duetos, “Dois rapazes de sorte e suas histórias de contar e cantar”. A mediação é da jurista e produtora cultural Tassiane Godinho.

O encontro terá lugar na próxima terça-feira (19), na Livraria da Travessa, em Lisboa, às 19h de Portugal e às 15h do Brasil. O acesso é gratuito – público sujeito a capacidade da sala – , com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do  (FIBE).

Duetos Diálogos Além-Mar

Iniciativa do FIBE e da Livraria da Travessa de Lisboa, o Duetos Diálogos Além-Mar pretende seguir, no âmbito cultural, a proposta do FIBE: colocar brasileiros, portugueses e integrantes de países da Língua Portuguesa conversando em torno de assuntos que nos aproximam e que nos diferenciam. E com base nessa troca, ampliar o intercâmbio de conhecimentos, soluções e percepções do mundo pós-pandemia e em transformação digital. Sempre com um olhar na formação histórica das nações – seus símbolos, valores, expressões culturais – mas sem esquecer de apontar para o futuro.

Como tema “Uma história do Samba e do Fado”, a primeira edição realizada a 1 de março deste ano reuniu os ritmos mais simbólicos dos dois países, a partir das visões de Lira Neto, autor de Uma História do Samba e Rui Vieira Nery, musicólogo e que assina a obra Para uma História do Fado. Em referência ao Dia Internacional da Mulher, o dia 8 de março foi dedicado ao ampliado debate “A força da representatividade feminina”, com as participações de Marta Pimentel de Mariana Bugelli.

Os 60 anos da icônica partida Benfica x Santos, que consagrou o time brasileiro campeão do Mundial de Clubes de 1962, foram celebrados na terceira edição do Duetos, “A arte do futebol”. Entraram em campo os craques santistas Pepe e Lima, com a mediação de André Veloso Eppinghaus, em uma “partida” virtual na sede do Benfica, em Lisboa, nesta simbólica e justa homenagem a este que foi considerado um dos maiores jogos do futebol mundial.

“Empreendedorismo 4.0 – Aspectos Tributários e Econômicos” é a primeira publicação da coleção FIBE, uma parceria com a editora Almedina. Sob coordenação da professora da FGV, Hadassah Laís Santana, o selo FIBE tem como objetivo estimular a publicação de artigos acadêmicos e pesquisas de especialistas de diferentes setores, que permitam reunir diferentes visões sobre temas comuns a Brasil, Portugal e demais países de Língua Portuguesa. O seu lançamento teve lugar  durante o seminário “Os Desafios do Desenvolvimento – O Futuro da Regulação Estatal“, realizado no mês de abril em Lisboa.

Os economistas Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES e Carla Guapo, docente do ISCPS, proporcionaram reflexões pertinentes sobre o atual cenário econômico e social no intrincado contexto pós-pandêmico e as consequências de uma guerra no continente europeu. Mediado pelo jornalista Vicente Nunes, correspondente internacional do Correio Braziliense, o encontro “Reinventando a Aldeia Global” foi a quinta edição do Duetos Diálogos Além-Mar, realizado na Livraria Travessa, parceira da iniciativa.