Notícia FIBE

Sebrae e FIBE unem forças em prol de pequenos negócios em Portugal

Acordo de Cooperação Técnica (ACT) prevê ações de integração específicas para o benefício de empreendedores de Língua Portuguesa, inclusive, no processo de internacionalização. 

José Roberto Afonso (FIBE), Carlos Melles (Sebrae), Vitalino Canas (FIBE) e Evandro Nascimento (Sebrae). Foto: Alfredo Matos/Cortesia

Os pequenos empreendedores brasileiros poderão contar com um importante apoio em Portugal, a partir dos próximos meses. O Sebrae e o Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), em Lisboa, para ações de integração específicas para o benefício de pequenos negócios, inclusive, no processo de internacionalização.

«Vamos buscar construir juntos estudos e pesquisas, bem como trocar conhecimentos, experiências e boas práticas em desburocratização, simplificação, modelos fiscais e econômicos, entre outros temas, com o objetivo de aprimorar as políticas públicas brasileiras voltadas para a melhoria do ambiente de negócios das micro e pequenas empresas, a partir de exemplos de políticas mundialmente reconhecidas», conta-nos o gerente-adjunto de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Elias Filho.

«O protocolo assinado com o SEBRAE assume uma importância fundamental para o FIBE pois permite-nos criar sinergias e mais valias com uma instituição que tem uma perspetiva ímpar da capacidade das pequenas e médias empresas brasileiras. Temos uma grande expetativa na realização de ações conjuntas na Europa e nos Países de Língua Portuguesa que revelem a capacidade de investigação e de inovação daquelas empresas», reitera o presidente do FIBE, Vitalino Canas.

O acordo com o FIBE também abre as portas para uma maior integração com instituições congéneres do Sebrae na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, para partilhar conhecimentos, instrumentos e ferramentas, principalmente, nos aspectos fiscais e tributários de ganhos de marcos legais recentes. A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Sebrae e FIBE foi formalizada em 1º de novembro, durante a missão do Sebrae em Lisboa, entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro.