FIBE reuniu especialistas do mundo num debate intenso sobre infraestrutura

Fórum O Futuro dos Investimentos em Infraestrutura foi marcado por três dias de painéis em Lisboa. Veja a cobertura 

O Brasil ostenta uma taxa nacional de investimento das mais baixas do mundo, e sua expressiva elevação é a condição necessária para retomada do crescimento do país. Já é consenso que vencer esse desafio exige um pesado esforço de investimentos em projetos de infraestrutura, inclusive, do setor público. 

Dando seguimento à série de eventos que vem organizando sobre os Desafios do Desenvolvimento, o Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE colocou em debate O Futuro dos Investimentos em Infraestrutura. Em três dias intensos de painéis e discussões, de 16 a 18 de novembro, no Centro Cultural e Científico de Macau, em Lisboa, o FIBE reuniu especialistas de toda a Europa e do Brasil ao redor dos desafios existentes e dos caminhos a serem seguidos. 

O objetivo foi contribuir para prestar subsídios técnicos à definição de um novo plano estratégico brasileiro, que decorre muito mais das novas condições econômicas e sociais mundiais do que apenas de fatores internos. 

«Foi extremamente importante termos logrado este evento, dentro das circunstâncias existentes: eleições no Brasil, copa do mundo a iniciar-se e a necessidade de que fizéssemos este ano, para que tivéssemos, de alguma forma, influência já nos planos governamentais do próximo ano; por isso, trouxemos, inclusive, possíveis integrantes do próximo governo», elencou o ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Gilmar Mendes, após a cerimônia de encerramento do Fórum.  

O presidente do FIBE, Vitalino Canas, destaca que a excelência dos participantes dos 11 painéis deixam uma mensagem positiva. «Obviamente, temos problemas em vários setores, mas a imagem reiterada por especialistas de todo o mundo aqui é que, mesmo com as eventuais dificuldades econômicas que se avizinham, no próximo ano e noutros, temos que continuar a investir em infraestruturas, no material e nos recursos humanos», resume Vitalino Canas. 

Confira o resumo completo do que foi o Fórum O Futuro dos Investimentos em Infraestrutura, desde a programação, à galeria de imagens e, por fim, os vídeos de todos os painéis, no hotsite: forumbrasileuropa.org/forum-o-futuro-dos-investimentos-em-infraestrutura