Notícia FIBE

FIBE e ISCSP assinam acordo de investigação e formação acadêmica

A parceria foi estabelecida num Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado em 29 de novembro, na sede do FIBE

FIBE e ISCSP assinam Acordo de Cooperação Técnica
O presidente e professor catedrático do ISCSP, Ricardo Ramos Pinto, e o presidente do FIBE, Vitalino Canas

O Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE) e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa (ISCSP) trabalharão juntos em atividades e projetos acadêmicos, científicos, técnicos, pedagógicos e culturais. A parceria foi estabelecida num Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado em 29 de novembro, na sede do FIBE, em Lisboa.

No Acordo, assinado entre o presidente do FIBE, Vitalino Canas, e o presidente e professor catedrático do ISCSP, Ricardo Ramos Pinto, as partes comprometem-se a cooperar no domínio da investigação, da formação e da docência ao nível graduado e pós-graduado, a estabelecerem entre si formas de cooperação no planejamento e execução de estudos e projetos de interesse comum, estimulando a criação de grupos mistos de trabalho, de modo a constituir equipes candidatas a projetos de financiamento internacional, e a produção conjunta de artigos científicos e técnicos, para revistas e reuniões científicas decorrentes das atividades do presente protocolo.

“O ISCSP tem, naturalmente, toda a abertura para a sociedade civil, pois entendemos que a nossa missão também é muito essa, mais do que simplesmente produzirmos conhecimento e formarmos recursos. Já temos feito algumas iniciativas em conjunto com o FIBE e o protocolo vem formalizar e estreitar mais essa ligação”, afirma Ricardo Ramos Pinto.

“Para nós é muito importante, até do ponto de vista da investigação, podermos ter uma dimensão mais aplicada. Nós temos uma ligação histórica muito forte com o espaço lusófono, e com o Brasil em particular, portanto, é natural que esta ligação ao FIBE seja claramente benéfico para ambas as instituições”, finaliza o presidente do ISCSP.