Notícia FIBE

Prefeitos brasileiros discutem inovação e resíduos sólidos em Portugal  

Com o apoio do FIBE, missão da Frente Nacional de Prefeitos fará visitas técnicas a cinco cidades portuguesas 

Porto, Portugal. Imagem: Freepik

Uma missão da Frente Nacional de Prefeitos – FNP discutirá Inovação e Resíduos Sólidos numa visita a cinco cidades portuguesas, com o apoio do Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE. De 10 a 14 de Abril, seis prefeitos brasileiros conhecerão soluções adotadas nas cidades de Matosinhos, Guimarães, Braga, Aveiro e Porto.   

Vitalino Canas, presidente do FIBE. Imagem: Líbia Florentino

A delegação formada pelos prefeitos Cícero Lucena (João Pessoa/PB), JHC (Maceió/AL), Duarte Nogueira (Ribeirão Preto/SP), Ulisses Maia (Maringá/PR), Rogério Lins (Osasco/SP), entre representantes de outras três cidades brasileiras, serão recebidos pelos presidentes das Câmaras Municipais em visitas técnicas.  

«Sendo o Brasil um país de progresso e inovação, as experiências e iniciativas que irão visitar servirão, certamente, de inspiração para criar novas oportunidades nas nossas cidades. O FIBE dá as boas-vindas aos Perfeitos brasileiros», comentou o presidente do FIBE, Vitalino Canas. «Desejo que esta missão internacional seja de proveitosa experiência em Portugal, um país que viveu importantes transformações e hoje é reconhecido pela qualidade de vida que oferece à população», complementa o prefeito de Aracaju/SE e presidente da FNP, Edvaldo Nogueira. 

Edvaldo Nogueira, presidente da FNP. Imagem: Lula Marques/Agência Brasil

O debate e a troca experiências começa em Matosinhos. A cidade abriga o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos, uma das referências do país no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras. No dia seguinte, o destino é Guimarães, onde os prefeitos visitarão o Laboratório de Interpretação e Inovação Urbana e conhecerão a sua relação com a Universidade do Minho. A cidade abrigará também um debate sobre o poder da tecnologia da informação na transformação do funcionamento do governo, na perspectiva da Universidade da ONU em Portugal – UNU E-GOV, com a Professora Delfina Soares.  

A agenda da quarta-feira começa na Lipor – associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, fundada em 1982. A pauta do dia inclui também a cidade de Braga, com visitas à StartupBraga e ao InvestBraga. No penúltimo dia, a missão ruma para Aveiro, onde passará por laboratórios como TechCity, Living Lab, Fábrica Centro Ciência Viva e Tech Hub.  

No Porto, a delegação terá reuniões no Porto Innovation Hub e no Centro de Gestão Integrada – CGI. A missão será encerrada com um almoço, oferecido pela Câmara Municipal do Porto, na Casa do Roseiral.