A cidade foi a primeira a receber a missão da Frente Nacional de Prefeitos.
Cinco cidades portuguesas estão no roteiro da missão da Frente Nacional de Prefeitos – FNP em Portugal, com o apoio do Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE. A viagem técnica, que aborda as temáticas da inovação e dos resíduos sólidos, começou por Matosinhos, nesta segunda-feira (dia 10).
Os seis prefeitos da delegação da FNP foram recebidos pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Carlos Mouta, e pela prefeita e presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Luísa Salgueiro, por videoconferência.
A presidente destacou as semelhanças entre os desafios que enfrentam as cidades brasileiras e portuguesas, a relevância de aproximação e entre a FNP e a ANMP e a importância da discussão sobre a descentralização de competências,
A seguir, os prefeitos brasileiros dirigiram-se para o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Projetos (CeiiA), onde conheceram projetos desenvolvidos nas áreas de mobilidade, inovação e sustentabilidade. Referência em projetos inovadores sustentáveis de mobilidade urbana, aérea, marítima e espacial e um dos maiores investidores em pesquisa e desenvolvimento em Portugal, o CeiiA se apresenta como uma excelente plataforma de futuras parcerias com os municípios, em especial proporcionando ambientes regulatórios de testagem de novas soluções na área do TI, inovação e inteligência artificial.
A delegação brasileira é formada pelos prefeitos Cícero Lucena (João Pessoa/PB), Duarte Nogueira (Ribeirão Preto/SP), Ulisses Maia (Maringá/PR), o ex-prefeito e atual Secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves, entre representantes de outras cidades brasileiras.
Até o dia 14 de abril, a missão visitará ainda Guimarães, Braga, Aveiro e Porto.
Leia também: PREFEITOS BRASILEIROS DISCUTEM INOVAÇÃO E RESÍDUOS SÓLIDOS EM PORTUGAL