Notícia FIBE

Foro Transformaciones entra no debate mundial sobre IA e democracia. Veja artigos relacionados

Realizado pelo Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE, o evento será realizado em 3 de maio, na Casa de América.

O rápido avanço da produção de conteúdos com base nas ferramentas de inteligiência artificial generativa e de sua disseminação leva governos, empresas, pesquisadores e entidades do terceiro setor a um estado de alerta, bem como a inclui-lo, em suas agendas prioritárias, em busca de um modelo democrático de desenvolvimento, inclusão e proteção dos dados.

São assuntos de uma agenda iminente para os países e que serão abordados durante o Foro Transformaciones – Revolución Digital y Democracia, a ser realizado em Madrid no dia 3 de maio, com a presença de juristas e especialistas envolvidos nos atuais debates sobre o uso da IA no Brasil e na União Europeia.

Confira a lista de participantes do Foro Transformaciones

Em um dos seus artigos mais recentes, o ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, apresentou algumas considerações sobre o atual momento de “recessão democrática”, e o uso das plataformas digitais como estratégia de poder. Entre os pontos destacados, há uma proposta para a criação de um quadro regulatório às plataformas digitais mas que assegure o equilíbrio com a liberdade de expressão.

Os diferentes interesses nacionais e regionais definem as estratégias e interesses que os estados têm implementado em suas políticas locais, como aponta Francisco Gaetani, secretário-extraordinário para a Transformação do Estado e que será um dos debatedores durante o Fórum transformações. No âmbito brasileiro, Gaetani destaca como o país pode beneficiar-se da IA nos esforços para a inclusão social e nas melhorias dos serviços de educação básica e da saúde ou mesmo tornar a exploração dos recursos naturais mais sustentável.

Leia mais artigos relacionados ao Foro Transformaciones no site especial