Notícia FIBE

Missão Smart Cities traz prefeitas e prefeitos brasileiros a Portugal  

Segundo ano consecutivo da agenda de integração, realizada pelo FIBE com a FNP, tem agenda em cinco cidades portuguesas.   

Missão Smart Cities com o presidente da Câmara Municipal de Braga.

A Missão Smart Cities encurta as distâncias entre dez cidades brasileiras e outras cinco portuguesas. No período de 5 a 13 de maio, prefeitas, prefeitos e representantes de cidades como Candeias (BA), Goiânia (GO), Guarulhos (SP), Ituiutaba (MG), Marília (SP), Niterói (RJ), Palmas (TO), Ribeirão Preto (SP), Santa Bárbara do Tugúrio (MG) e São Luís (MA) conhecerão importantes soluções de gestão, educação, habitação, turismo e tecnologia de centros urbanos portugueses.  

Visita a Aveiro

A agenda de visitas técnicas – organizada pelo Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE junto com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos – FNP, já pelo segundo ano consecutivo – passa por Aveiro, Porto, Braga, Lisboa e Oeiras.  A integração começou pelo Porto, com visitas a cases de tratamento de resíduos sólidos e soluções de mobilidade urbana. A comitiva tem a presença de Cinthia Ribeiro, prefeita de Palmas/TO, 2ª vice-presidente Nacional da FNP e chefe da delegação de prefeitos da FNP; Guti, prefeito de Guarulhos/SP e vice-presidente de Regiões Metropolitanas da FNP; Daniel Alonso, prefeito de Marília/SP e vice-presidente de Trânsito e Transporte da FNP e Donatinho, prefeito de Santa Bárbara do Tugúrio/MG.  

A próxima parada foi Aveiro, uma cidade de mais de mil anos que se firmou como polo tecnológico. “A nossa missão em Portugal, e em cidades como Aveiro, é aprender sobre sua transformação e levar estas experiências para as cidades brasileiras”, comentou o prefeito de Marília, Daniel Alonso, destacando como a inovação tecnológica e o turismo mudaram a cena da cidade. “São as áreas que garantirão o emprego do futuro”.   

Conheça a programação 

No terceiro dia técnico, a comitiva visitou iniciativas tecnológicas também no Porto. A Smart Cities passou ainda por Braga e a agenda inclui reunião com o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio. As visitas técnicas terminarão na capital portuguesa, Lisboa e Oeiras. 

A missão internacional também tem as participações de Eduardo Mantoan, deputado estadual no Tocantins; Bruno Gersosimo, secretário de Administrações Regionais de Guarulhos/SP; Carlos Soler, secretário de Desenvolvimento Urbano de Guarulhos/SP; Alex Viterale, secretário de Educação de Guarulhos/SP; Katherine Azevedo, secretária do Escritório de Gestão de Projetos de Niterói/RJ; Mateus Quintão, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói/RJ; Tarcísio Abreu, presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) de Goiânia/GO; Levi Oliveira, chefe de Gabinete de Marília/SP; Mila Jaber, secretária de Planejamento e Desenvolvimento Humano de Palmas/TO; Antônio Trabulsi, secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas/TO; Gustavo Bottós, secretário da Casa Civil de Palmas/TO; Mauro José Ribas, procurador-geral do município de Palmas/TO; Verônica Pires, secretária de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais de São Luís/MA e o jornalista convidado Guilherme Oliveira, que viaja com os custos pagos pela entidade, como premiação da primeira edição do Prêmio FNP de jornalismo.

Saiba mais sobre a missão Smart Cities 2023