Instituições espanholas são notórias por ações exitosas nas esferas público-privadas e podem estabelecer acordos com o FIBE para realização de fóruns nas temáticas de energia, alteração climáticas e IA.
Primeira cidade a receber um evento realizado pelo Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE fora das fronteiras de Portugal, Madrid foi cenário para o Foro Transformaciones – Revolución Digital y Democracia – que reuniu autoridades e especialistas do Brasil, Portugal e Espanha num debate propositivo sobre inteligência artificial generativa (IA). Além das dez horas do fórum, que aproximou estes três países e suas soluções para os desafios da revolução digital, o FIBE celebrou também a aproximação a importantes instituições espanholas.
Graças ao apoio da Embaixada do Brasil em Madrid, o FIBE foi representado pelo seu vice-presidente, o economista José Roberto Afonso, e a sua secretária-geral, Dilne Mesquita, em visitas técnicas à Fundación Carolina e ao Real Instituto Elcano.
“Foram reuniões muito importantes por nos aproximarem de fundações e institutos que admiramos, que têm ações exitosas nas esferas pública e privada, intercâmbios nas áreas de pesquisas científicas e de inovação, e com as quais esperamos estabelecer futuros acordos de cooperação técnica, para realização de fóruns nas temáticas de energia, alteração climáticas e IA”, resumiu José Roberto Afonso.