TRANSFORMAR PARA INTEGRAR

A revolução digital é uma onda gigante que transforma as relações sociais e de trabalho. As mudanças impactam a economia, a política, as artes, a cultura e todo o comportamento humano. São tempos que exigem novas legislações, novos pactos e uma compreensão alargada de caminhos que prepararem as instituições para o mundo que está a nascer. Fiel à missão que carrega no nome, a associação sem fins lucrativos Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE quer promover debates que façam face a esse desafio mundial, enquanto aproveita as oportunidades trazidas pela era da inovação digital para melhor integrar as nações e os seus povos. Assim, o FIBE inaugura em 2024 uma nova série de eventos, intitulada Transformações. O pontapé inicial será com o Fórum Transformações – Revolução Digital e Democracia, a ser realizado em 3 de maio de 2024, em Madrid, Espanha.

UM FÓRUM PROPOSITIVO E PROACTIVO

Tendo a Casa de América como cenário, o Fórum Transformações reunirá especialistas nos temas da revolução digital, autoridades governamentais, membros de Organizações Não-Governamentais, professores, políticos, operadores da Justiça do Brasil e de países europeus.

Considerando o contexto do ano de 2024 – marcado por eleições em 76 países, abrangendo cerca de metade da população mundial –, o Fórum terá um formato propositivo e proactivo, com painéis norteados por um texto de referência com o objetivo de identificar desafios, mas principalmente discutir possíveis soluções.  

Os convidados assumirão o papel de facilitadores do debate, subdivididos em relatores, que apresentarão sugestões tão concretas quanto possível, para responder aos desafios colocados. Os debatedores também contribuirão com alinhamentos, críticas ou sugestões de alternativas.  Como é habitual à proposta de disseminar o conhecimento e perpetuar o debate para além dos dias do evento, o FIBE gravará e disponibilizará todos os painéis, posteriormente, nos canais do YouTube e nas redes sociais, bem como nos canais dos parceiros.

Veja também a cobertura nas nossas redes sociais:

La revolución digital es una ola gigante que transforma las relaciones sociales y laborales. Los cambios impactan la economía, la política, las artes, la cultura y todo el comportamiento humano. Son tiempos que requieren nuevas legislaciones, nuevos pactos y una comprensión más amplia de los caminos que preparen las instituciones para el mundo que está naciendo. Fiel a la misión que lleva en su nombre, la asociación sin fines de lucro Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE quiere promover debates que enfrenten este desafío global, aprovechando al mismo tiempo las oportunidades que brinda la era de la innovación digital para integrar mejor a las naciones y su gente . Así, FIBE inaugura una nueva serie de eventos en 2024, titulada Transformaciones. El pistoletazo de salida será con el Foro Transformaciones – Revolución Digital y Democracia, a realizarse el 3 de mayo de 2024, en Madrid, España.

UN FORO PROPOSITIVO Y PROACTIVO

Con Casa de América como escenario, el Foro Transformaciones reunirá a expertos en los temas de la revolución digital, autoridades gubernamentales, miembros de Organizaciones No Gubernamentales, docentes, políticos, operadores de justicia de Brasil y países europeos.

Considerando el contexto del año 2024 – marcado por elecciones en 76 países, que abarcan alrededor de la mitad de la población mundial – el Foro tendrá un formato decidido y proactivo, con paneles guiados por un texto de referencia con el objetivo de identificar desafíos, pero principalmente discutir soluciones posibles.

Los invitados asumirán el papel de facilitadores del debate, subdivididos en relatores, quienes presentarán sugerencias lo más concretas posible para responder a los desafíos planteados. Los debatientes también contribuirán con alineamientos, críticas o sugerencias de alternativas. Como es habitual en la propuesta de difundir el conocimiento y perpetuar el debate más allá de los días del evento, FIBE grabará y pondrá a disposición todos los paneles posteriormente en los canales de YouTube y redes sociales, así como en los canales de los socios.

Vea también la cobertura en nuestras redes sociales:

AGENDA

09:00 – 09:15

ABERTURA: TRANSFORMAR PARA INTEGRAR

09:15 – 10:30

DIREITOS INDIVIDUAIS NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

10:30 – 11:45

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS ELEIÇÕES

11:45 – 13:00

A REVOLUÇÃO DIGITAL COMO INFLUÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES DO ESTADO

13:00 – 14:00

ALMOÇO LEVE

14:00 – 15:15

CONSTRUINDO A DEMOCRACIA NO MUNDO MAIS DIGITAL

15:15 – 16:00

ENCERRAMENTO: DEMOCRACIA 4.0

09:00 – 09:15

APERTURA: TRANSFORMAR PARA INTEGRAR

09:15 – 10:30

DERECHOS INDIVIDUALES EN LA ERA DE LA INTELIGENCIA ARTIFICIAL

10:30 – 11:45

INTELIGENCIA ARTIFICIAL EN LAS ELECCIONES

11:45 – 13:00

LA REVOLUCIÓN DIGITAL COMO INFLUENCIA EN LAS INSTITUCIONES DEL ESTADO

13:00 – 14:00

ALMUERZO LIGERO

14:00 – 15:15

CONSTRUCCIÓN DE LA DEMOCRACIA EN EL MUNDO MÁS DIGITAL

15:15 – 16:00

CIERRE: DEMOCRACIA 4.0

CONVIDADOS CONFIRMADOS

André Chaib

Professor-Associado para Globalization and Law na Faculty of Law, da Maastricht University. Professor-Associado no Centro Universitário de Brasília. Especialista em Sociologia do Direito e Filosofia Social.

Borja Adsuara

É Diretor da Área de Divulgação do Observatório do Impacto Social e Ético da IA (OdiseIA). Desde 1992, participou na redação de toda a legislação sobre Direito Digital. Especializou-se em Propriedade Intelectual, Proteção de Dados e Inteligência Artificial. Foi relator do Grupo de Peritos da Carta Espanhola dos Direitos Digitais (2021).

Bruno Bioni

Membro do Conselho Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e membro do Comitê de Estudos sobre Integridade Digital e Transparência nas Plataformas de Internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É Diretor-Fundador do Data Privacy Brasil.

Cristina Gallach

Jornalista espanhola e antiga funcionária da União Europeia e das Nações Unidas. Foi a 14.ª Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Ibero-América e Caraíbas do Governo espanhol de 2020 a 2021. Desde fevereiro de 2022, é Alta Comissária para o projeto estratégico espanhol de economia da nova língua e membro do Partido Socialista da Catalunha.

Cristina Manzano

Diretor de Relações Externas da SEGIB e Representante do Membro-Fundador FRIDE. Representante da instituição fundadora Fride.

Dora Kaufman

Professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade de São Paulo – USP.

Edilene Lôbo

Jurista, advogada e acadêmica brasileira, atualmente ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral e professora da Universidade de Itaúna. Autora do livro Direitos fundamentais & inteligência artificial: reflexões sobre os impactos das decisões automatizadas.

Eduardo Gomes

Senador pelo estado do Tocatins. Relator da Comissão Temporária Interna sobre IA no Brasil. 

Francisco Balaguer Callejón

Professor Catedrático da Universidad de Granada e Doutor em Direito pela Universidad de Granada.

Francisco Gaetani

Secretário Extraordinário para a Transformação do Estado, no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Fernando Gallo

Lidera os esforços de Políticas Públicas, Governo e Responsabilidade Social do TikTok no Brasil.

Gilmar Mendes

Professor, acadêmico, escritor, jurista e magistrado brasileiro. É ministro do STF desde 20 de junho de 2002, tendo presidido a corte entre 2008 e 2010, sendo o atual decano. É membro do Conselho Consultivo do FIBE.

Iban Garcia del Blanco

Eurodeputado – Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu. Participou nas negociações da nova lei da IA.

Ingo Wolfgang Sarlet

Jurista, advogado e ex-magistrado brasileiro, professor-titular de direito constitucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

João Gabriel de Lima

Jornalista e escritor. Nasceu em São Paulo, morou no Rio de Janeiro, vive em Lisboa. É colunista do Estadão, colaborador da revista Piauí e do site ambientalista Um Só Planeta.

Jorge Castellanos-Claramunt

Professor de Direito Constitucional na Universidad de Valencia. É autor de Transparencia y explicabilidad de la inteligencia artificial

Jorge Messias

Advogado brasileiro, atual advogado-geral da União no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. É membro de carreira da Advocacia-Geral da União, no cargo de procurador da Fazenda Nacional, desde 2007.

José Antonio Dias Toffoli

Jurista e magistrado brasileiro, atual ministro do Supremo Tribunal Federal, do qual foi presidente de 2018 a 2020. Foi, também, advogado-geral da União durante o Governo Lula e ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

José Roberto Afonso

Economista, Professor do IDP, Pesquisador do CAPP/ISCSP, vice-presidente do FIBE.

Julia Pareto

Filósofa. Prémio extraordinário da Universidad de Barcelona em 2012. Autora da tese de doutoramento Ética das tecnologias: coordenadas teóricas e práticas para a robótica social.

Lafayette de Andrada

Relator da comissão especial sobre direito digital, é também vice-líder do Republicanos e 2º vice-presidente da CCJC na Câmara dos Deputados.

Laura Schertel Mendes

Autora do livro Privacidade, proteção de dados e defesa do consumidor: linhas gerais de um novo direito fundamental e coordenadora do Tratado de Proteção de Dados Pessoais.

Luciano Fuck

Auditor Federal de Finanças e Controle na Controladoria-Geral da União do Brasil, Professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa e Doutor em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo – USP.

Luiz Gonzalez

Jornalista. Marqueteiro de diversas campanhas políticas, entre elas as de José Serra (2004, 2006, 2010 e 2012), bem como a de Geraldo Alckmin (2006).

Marcos Vinicius Pinta Gama

Secretário Adjunto Ibero-Americano, de 2019 a 2023, tendo sido reeleito em maio de 2023 para um mandato adicional de quatro anos.

Mauro Campbell

Magistrado brasileiro, atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ney de Barros Bello Filho

Jurista e magistrado brasileiro, atualmente desembargador do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região e professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão. É membro da Academia Maranhense de Letras.

Orlando Leite Ribeiro

Embaixador do Brasil em Espanha.

Orlando Silva

Político brasileiro. Foi ministro do Esporte nos governos Lula e Dilma Rousseff e eleito deputado federal em 2014.

Paulo Gonet Blanco

Jurista, professor e procurador brasileiro. Membro do Ministério Público Federal desde 1987, é o atual Procurador-Geral da República.

Raphael Callou

Diretor-Geral de Cultura da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI) em Madrid.

Ricardo Villas Boas Cuêvas

Magistrado brasileiro, atual ministro do Superior Tribunal de Justiça. Preside comissão que ajudará Senado a regulamentar IA.

Rui Nogueira

Jornalista. Sócio-diretor sênior na PATRI. Especialista em análise de cenários políticos. Foi jornalista da Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo.

Tesh Sidi

Engenheira informática e política sarauí-espanhola. Portavoz de Transformación Digital. Membro do Congresso dos Deputados de Espanha.

Vitalino Canas

Doutor em Direito, especialista em Direito Constitucional e Presidente do FIBE.

REALIZAÇÃO

1_FIBE

PARCEIROS

logo embajada de Brasil Madrid
logo casa América
logo idp
logo vertical FGV Conhecimentos
Logo OEI
Logotipo Secretaria-Geral Ibero-Americana

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

FIBE – José R. Afonso, Eduardo Jorge Caldeira, Luiz González Carmen Mansano da Costa Barros

IDP – Gilmar Mendes, Laura Schertel, Luciano Fuck

UNINOVE – Sergio Víctor

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

CASA DE AMÉRICA

A Casa de América é um consórcio público, cujo objetivo é reforçar os laços entre Espanha e o continente americano, em particular com a América Latina – num conceito de integração que encontra par no FIBE. 

Situada no Palácio de Linares, no Paseo del Arte, a Casa de América tem um acervo de móveis, candeeiros e bronzes de Paris, cristais de Amberes, tapetes da Real Fábrica de Tapeçarias e uma coleção de pinturas de artistas do gabarito de Francisco Pradilla, Manuel Domínguez e Alejandro Ferrant. O Palácio de Linares é casa também do restaurante Raimunda, especializado na fusão entre as cozinhas espanhola e ibero-americana. 

Morada: Plaza. de Cibeles, 2. 28014 ; Zona. Paseo del Arte. 

GPS: 40.41985793929746, -3.69219185902401

Casa de América es un consorcio público, cuyo objetivo es estrechar los vínculos entre España y el continente americano, en particular con América Latina, en un concepto de integración que encuentra su encaje en FIBE.

Ubicada en el Palacio de Linares, en el Paseo del Arte, Casa de América cuenta con una colección de muebles, lámparas y bronces de París, cristales de Amberes, alfombras de la Real Fábrica de Tapeçarias y una colección de pinturas de artistas como Francisco Pradilla, Manuel Domínguez y Alejandro Ferrant. El Palacio de Linares alberga también el restaurante Raimunda, especializado en la fusión entre la cocina española e iberoamericana.

Dirección: Plaza. de Cibeles, 2. 28014; Zona. Paseo del Arte.

GPS: 40.41985793929746, -3.69219185902401

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Os espanhóis costumam almoçar entre 14h às 16h, e jantar a partir das 21h. Importa reservar mesa. A gorjeta é opcional e pode ser de, aproximadamente, 5% do valor da conta.

La Bien Aparecida
(Frutos do mar)
Morada: Calle de Jorge Juan, 8
Contacto: 911 59 39 39

Azotea del Círculo
(Coquetéis e vista da cidade)
Morada: Calle del Marqués de Casa Riera, 2
Contacto: 915 30 17 61

El Pimiento Verde
(Cozinha basca)
Morada: Calle de Castelló, 18 / Calle de Lagasca, 43
Contacto: 915 76 41 35

Lobito de Mar
(Frutos do mar)
Morada: Calle de Jorge Juan, 10
Contacto: 910 88 94 40

Ten con Ten
(Versões modernas de pratos espanhóis)
Morada: Calle de Ayala, 6
Contacto: 915 75 92 54

El Paraguas
(Cozinha asturiana)
Morada: Calle de Jorge Juan, 16
Contacto: 914 31 59 50

Quintin
(Cozinha mediterrânea)
Morada: Calle de Jorge Juan, 17
Contacto: 917 86 46 24

Triciclo
Morada: Calle de Sta. María, 28
Contacto: 910 24 47 98

El Senador
Morada: Plaza de la Marina Española, 2
Contacto: 915 41 22 21

Restaurante Botín
(Cozinha espanhola tradicional)
Morada: Calle de Cuchilleros, 17
Contacto: 913 66 42 17

Casa Lúcio
Morada: Cava Baja, 35
Contacto: 913 65 32 52

Fénix Gran Meliá
Morada: Calle de Hermosilla 2 Madrid
Contacto: +34 912764747 | hotel.gmfenix@melia.com

Four Seasons
Morada: C. de Sevilla, 3, Centro, 28014 Madrid
Contacto: +34 910 88 33 33
https://www.fourseasons.com/madrid

Intercontinental
Morada: Paseo De La Castellana 49 Madrid 28046
Contacto: +34 91 7007300 | icmadrid@ihg.com
https://www.ihg.com/intercontinental/hotels/gb/en/m

Madarin Oriental Ritz
Morada: Pl. de la Lealtad, 5, Retiro, 28014 Madrid 
Contacto: +34 917 01 67 67
https://www.mandarinoriental.com/en/madrid/hotel-ritz

Relais & Chateaux Orfila
Morada: C. de Orfila, 6, Chamberí, 28010 Madrid
Contacto: +34 917 02 77 70
https://www.hotelorfila.com

Rosewood Villa Magna
Morada: Pº de la Castellana, 22, Salamanca, 28046 Madrid 
Contacto: +34 915 87 12 34
https://www.rosewoodhotels.com/en/villa-magna 

Meliá Madrid Serrano
Morada: C. de Claudio Coello, 139, Salamanca, 28006 Madrid
Contacto: +34 915 62 66 00
https://www.melia.com/en/hotels/spain/madrid/melia-madrid-serrano

NH Madrid Lagasca
Morada: Calle de Lagasca, 64, Salamanca, 28001
Contacto: +34 915 75 46 06
https://www.nh-hotels.com/en/hotel/nh-madridlagasca

Sardinero
Morada: Plaza de Alonso Martínez, 3, Chamberí, 28004
Contacto: +34 912 06 21 60
https://www.hotelsardineromadrid.com/es

Avani Alonso Martínez Madrid
Morada: Calle de Sta Engracia, 5, Chamberí, 28010 Madrid
Contacto: +34 915 94 02 13
https://www.avanihotels.com/en/alonso-martinezmadrid

Leonardo City Center
Morada: C. de Alberto Aguilera, 18, Chamberí, 28015 Madrid
Contacto: +34 914 46 09 00
https://www.leonardo-hotels.es/madrid/leonardohotel-madrid-city-center

Fonte: Embaixada do Brasil em Madrid