Num ano de tantos desafios, o Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE celebrou um ano e se consolidou «como uma instituição que privilegia o que a nossa vida coletiva tem de positivo».

Gilmar Mendes; o ministro do STJ, Antônio Saldanha Palheiro, e o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro
Nunca a referência a que o mundo está em constante transformação foi tão atual. Em 2022, houve mudanças radicais. Em 2023, elas podem ser ainda mais críticas, com a continuação da guerra na Ucrânia, o acentuamento das dificuldades econômicas pós-Covid, a emergência climática, os desafios à democracia, a agitação social. Num ano de tantos desafios, o Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE celebrou um ano de arividades e se consolidou «como uma instituição que privilegia o que a nossa vida coletiva tem de positivo: as sãs relações entre profissionais, académicos, investigadores, ativistas sociais, políticos, empreendedores, criadores, artistas», resume o presidente do FIBE, Vitalino Canas. Todos esses grupos estão representados nesta organização com DNA de integração que é o FIBE e todos eles contribuíram para que os desafios de 2022 fossem encarados com otimismo. Relembre as nossas principais ações dos últimos 12 meses.
FÓRUNS

A fim de reunir visões diversificadas e propor soluções inovadoras para questões atuais e problemas antigos do Brasil, promovemos debates técnicos em três fóruns internacionais: O Futuro da Regulação Estatal (abril); Indepedência com Integração (setembro) e O Futuro dos Investimentos em Infraestrutura (novembro). Apoiamos também o Fórum Jurídico (junho).
DUETOS
A série Duetos é parte do nosso eixo Encontros, que, em 2022, ocupou a Livraria da Travessa e o Museu Benfica – Cosme Damião, ambos em Lisboa. Os nossos diálogos além-mar integraram: Lira Neto e Rui Vieira Nery; Mariana Bugelli e Marta Pimentel; Pepe e Lima e Fábio Leite; Luciano Coutinho e Carla Guapo da Costa; António Zambujo e Nelson Motta.
ONLINE
A disseminação de conhecimento é uma das missões do FIBE. Por isso, disponibilizamos online todos os fóruns e debates que realizamos. Neste ano, inauguramos também uma série de seminários digitais em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Com o apoio do Conjur e Poder 360, os webinars tiveram milhares de visualizações.
COOPERAÇÃO E PARCERIAS

No processo de integração do Brasil com a Europa e os demais países lusófonos, o FIBE estabeleceu importantes parcerias com o IDP e a FGV Conhecimento, mas também com centros de investigação e universidades. Em 2022, 14 acordos de cooperação técnica foram assinados, sendo os mais recentes deles com a Universidade de Coimbra, o Sebrae e o ISCSP.