Notícia FIBE

2º Foro Transformaciones discute os 100 primeiros dias de 2025    

Fórum de Integração Brasil Europa reúne especialistas de Portugal, Brasil e Espanha nos dias 8 e 9 de maio, em Madrid, em torno do debate Un mundo en ebullicón.  

A ordem mundial passa por turbulentas transformações. Os primeiros 100 dias de 2025 provam que as mudanças mais cruciais, rápidas e profundas são geopolíticas – reflexo dos novos governos alçados pelos mais de dois mil milhões de eleitores convocados às urnas de 60 países, em 2024. O impacto já é sentido em diferentes dimensões – da governança à economia, passando por questões sociais. Essa tensão global, capitaneada pela nação mais poderosa do mundo, é tema do 2º Foro Transformaciones.  

«Se a revolução digital, a pandemia e as suas profundas repercussões já alteraram a forma como pensamos e vivemos, as novas transformações apontam para mudanças mais profundas na geopolítica, na economia, na tecnologia e na defesa. Ignorar ou subestimar os espaços de transformação e aproximação que esta agitação global apresenta seria um erro», destaca o economista e vice-presidente do FIBE, José Roberto Afonso.  

A segunda edição Foro Transformaciones retorna a Madrid, desta vez, nos dias 8 e 9 de maio, no Auditório da Fundación MAPFRE, para debater o novo cenário mundial, incluindo factos tão desafiadores quanto urgentes, como o redesenho das regras multilaterais; o controlo dos recursos naturais e de vias de comércio estratégicas à democracia; o tecnofeudalismo; a soberania; bem como o impacto das tensões internas nos Estados Unidos no mundo. Os debates também considerarão as relações atuais dos países do chamado Sul Global com a Europa. 

Acceda al comunicado de prensa en español

«A América Latina tem uma oportunidade única de se (re)conectar com uma Europa, que não só precisa renovar-se, bem como reinventar-se, para ficar ainda mais para trás na disputa pela hegemonia entre os Estados Unidos e a China», completa José Roberto Afonso, que também integra a coordenação científica do Foro Transformaciones.  

Os convidados a apresentar desafios e reflexões sobre estes novos tempos são peritos do Brasil, Portugal, Espanha e outros países da UE, tais como Andrea Rizzi, Cristina Manzano, Elisabete Carvalho, Gilmar Mendes, José Juan Ruiz, Liliana Reis, Luciano Coutinho, Luiz de Castro Neves, Marcos Prado Troyio, Marina Costa Lobo, Orlando Leite Ribeiro, Paula Macedo Weiss, Pepa Bueno, Roberto Azevedo, Rubens Barbosa, Trinidad Jiménez, Virgilio Almeida, Winston Fritsch.  

Nas palavras do presidente do FIBE, Vitalino Canas, o Foro Transformaciones regressa a Madrid com o objetivo claro de «considerando os fluxos da dinâmica estrutural global, as oportunidades de integração e o diálogo, buscar uma transformação sustentável». O 2º Foro Transformaciones é uma realização do FIBE, com o apoio da Embajada de Brasil Madrid, em parceria com o El País, FG, IDP e IRB. A pré-inscrição é gratuita, mas sujeita a confirmação.

A programação preliminar de todos os painéis está no site: https://forumbrasileuropa.org/2o-foro-transformaciones/