MOTIVAÇÃO

 

Novos ventos estão a soprar cada vez mais fortes na economia e na sociedade europeia, e nas economias avançadas. As transformações envoltas na dita revolução digital foram consolidadas e aceleradas pela pandemia da Covid-19. São abertas enormes oportunidades para ambientação e inserção do Brasil nesse movimento de transformações, especialmente em curso no continente europeu.

Historicamente, sempre houve forte interesse, mobilização e interação de profissionais e instituições brasileiras em torno de iniciativas no eixo Brasil x Europa.

Isto motivou a criação de uma organização permanente como um fórum, no significado tradicional dessa expressão: um espaço para debates e intercâmbio entre Brasil, Portugal e demais países europeus e lusófonos, especialmente voltado para realizar estudos e investigações, promover eventos e formações e realizar publicações, dentre outras ações.   

Diante da forte e crescente presença de brasileiros em Portugal, é assim aberto um espaço, físico e virtual, permanente, para incentivar e promover a integração deles no continente europeu, ávidos na busca de atividades culturais, acadêmicas, de inovação e empresariais.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Missão

 

O FIBE tem por propósito constituir um espaço de debate público para promover, gerar e disseminar conhecimento que contribua para a integração entre Brasil e a Europa, bem assim demais países lusófonos. Terá o duplo propósito, seja de desenvolver iniciativas de caráter cultural, acadêmica e social, incluindo a promoção de eventos e o apoio ou desenvolvimento de estudos e pesquisas, seja de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre essas diferentes culturas.

Visão

 

FIBE espera chegar ao final do seu primeiro quadriênio de funcionamento (2021/2024) ao menos reaproximando mais e integrando as relações entre Brasil e Portugal.

Valores

 

A associação se guia pelos seguintes valores: adesão à democracia e à liberdade de expressão; respeito ao pluralismo de opiniões; e crença e valorização do debate qualificado de ideias.

INSTITUIÇÃO

 

A constituição de uma associação, o Forum de Integração Brasil-Europa – FIBE, foi formalizada em cartório notarial de Lisboa em 13/10/2021, sob a regência da legislação portuguesa.

A Assembleia Geral de instalação e eleição dos Órgãos Sociais foi realizada em 12/11/2021, nas instalações da Academia das Ciências de Lisboa.

O objetivo social é apoiar e promover a integração cultural, econômica e social entre Brasil e Europa, especialmente com Portugal, além dos demais países lusófonos.

O modelo de sustentabilidade financeiro será advindo de suas atividades, captações e recursos de organismos de fomento, além das cotas dos associados.

QUEM NOS AJUDA Parcerias

 

Outros centros de investigação de Universidades brasileiras, portuguesas e europeias, reforçando desde logo relações já existentes com as de Lisboa, São Paulo e Brasília;

Associação portuguesas assemelhadas, como Instituto Atlântico;

Instituições de atuação internacional, inclusive vinculado à organismos multilaterais – tais como OEI e EPLO;

Entidades setoriais e patronais – sobretudo de suporte para microempresas (como SEBRAE) e para ensino profissionalizante (como SENAI/C/T), bem assim instituições conexas (como APEX e FUNCEX);

Entidades representativas de governos locais, tais como Frente Nacional de Prefeitos, Comitê Nacional de Secretários de Fazenda e Finanças dos Estados e associações de freguesias em Portugal;

Editoras e livrarias, tais como Almedina e Travessa.