Notícia FIBE

Antonio Lavareda: “há uma forte convergência entre Portugal e Brasil” 

Cientista político fala sobre pesquisa que inspirou o livro Portugal e Brasil: Duas Nações em Harmonia, em vídeo exclusivo.  

Assista ao comentário de Antonio Lavareda em vídeo. Realização. Booker

Há uma forte convergência das perceções e das opiniões entre Portugal e Brasil. A afirmação é do cientista político Antonio Lavareda, do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Económicas (IPESPE), representado em Portugal pela Duplimétrica. Lavareda é um dos responsáveis pela pesquisa que investigou, no final de 2022, a perceção que os portugueses têm dos brasileiros e vice-versa.  

Assista ao vídeo exclusivo com comentário de Antonio Lavareda

O cientista citou, por exemplo, o aspeto da migração, tema abordado por diversos candidatos na campanha para as eleições Legislativas em Portugal. Uma das perguntas aos 800 brasileiros e 800 portugueses ouvidos pelo inquérito diz respeito aos brasileiros serem a maior comunidade estrangeira no país. Ao serem questionados se este facto é bom para os dois países, 64% dos portugueses responderam que sim. No Brasil, esse percentual foi ainda maior, chegando a 73%.  

“O conjunto das informações que colhemos dessa pesquisa no diz que neste período de mudanças acentuadas que o mundo vive, com o esgotamento do estado do bem-estar social na Europa, com a revolução digital, com a fragmentação das médias, com a ameaça à democracia que se dá nas Américas e também na Europa, essa perspetiva de integração é muito importante que a comunidade de países lusófonos, que vai além de Portugal e Brasil, para a perspetiva de contribuição mútua, de estreitamento dos laços e da identidade cultural entre os dois povos e na expectativa que essas duas sociedades possam progressivamente melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos, na direção do desenvolvimento económico, social e ambiental absolutamente sustentável. Essa é a grande ambição da pesquisa, que mostra que há uma forte convergência das perceções das opiniões de Portugal e Brasil”, comenta.  

Diálogos Além-Mar 

A investigação, realizada pelo IPESE com a Pitagórica, com apoio do FIBE e patrocínio da FEBRABAN, inspirou o livro Portugal e Brasil: Duas Nações em Harmonia, editado pela Almedina, com o Selo FIBE, a ser lançado neste sábado (9), véspera das eleições Legislativas de 2024, numa edição do Duetos – Diálogos Além-Mar. No debate, os jornalistas Álvaro Filho (Mensagem de Lisboa) e Paulo Agostinho (LUSA), com moderação de Amanda Lima (Global Media). O Duetos será realizado presencialmente no dia 9, às 15h, na Almedina Atrium Saldanha e exibido em live no YouTube do Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE: https://tinyurl.com/mw6km8rx.  

Leia também | Jornalistas discutem perceção de portugueses sobre brasileiros e vice-versa