Notícia FIBE

“Documentar novas realidades” é tema do segundo Duetos Pantanal 

Série de lives do Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE) alia-se ao Documenta Pantanal para ocupar a exposição Água Pantanal Fogo, neste dia 1º, com transmissão gratuita no YouTube.  

A documentação tem o poder de informar, e assim criar memória, mas também tem o superpoder de criar novas realidades. Esse é o mote do Duetos Pantanal. A edição de julho do projeto Duetos – Diálogos Além-Mar, do Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE), volta a ocupar a exposição Água Pantanal Fogo, do Documenta Pantanal, para uma conversa sobre a prática e o impacto de documentar neste dia 1º de julho, direto do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.  

A conversa entre Mônica Guimarães, coordenadora do Documenta Pantanal, e Raquel Barata, coordenadora do Núcleo Educativo e de Exposições dos Museus da Universidade de Lisboa, será transmitida gratuitamente no YouTube do FIBE, a partir das 17h. A moderação será da editora-chefe do Diário de Notícias Brasil, a jornalista Amanda Lima.  

Duetos Pantanal Artivismo: com Luciano Candisani, Lalo de Almeida e moderação de Rita Marrafa de Carvalho. Foto: Líbia Florentino

O Duetos Pantanal: Documentar novas realidades marca a segunda ocupação da exposição pelo projeto Duetos – Diálogos Além-Mar. A série de lives exibida pelo FIBE no YouTube já se desdobrou no Duetos Pantanal: Artivismo, no passado 16 de abril. Desde então, milhares de pessoas visitaram a crónica visual posta em Água Pantanal Fogo, em Lisboa. A exposição com fotografias de Lalo de Almeida e Luciano Candisani estreou na Europa, em Hamburgo, levando também 16 mil visitantes ao International Maritime Museum em fevereiro e março. Um ano antes, foi apresentada em São Paulo para um público de 15 mil visitantes. A curadoria é de Eder Chiodetto.