Notícia FIBE

DUETOS chega ao Porto com concerto conversado de Ana Deus e Luca Argel   

Projecto cultural do FIBE cantará (e falará) o papel social da música no Instituto Pernambuco Porto, dia 27 de março, às 18h30, com entrada gratuita.

Grândola, Vila Morena, de Zeca Afonso, como segundo sinal para a Revolução dos Cravos; Cálice, de Chico Buarque, como hino que burlou a censura da ditadura no Brasil; as perseguições política e policial ao jazz ou ao samba. Da antiguidade aos dias atuais, o homem foi e ainda é o animal político defendido pela filosofia grega de Aristóteles, mas também é musical, como diziam Pitágoras e Platão. O caráter horizontal da música – que é coração, mas também é corpo social e político – estará no próximo Duetos – Diálogos Além-Mar, marcado para 27 de março, às 18h30, no Instituto Pernambuco Porto.   

Ana Deus e Luca Argel

O projecto de viés cultural do Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE, responsável por reunir pela primeira vez os músicos Yamandu Costa e António Zambujo, estreia-se na Invicta na expectativa de amplificar a parceria musical de dois grandes nomes da música portuguesa e brasileira: Ana Deus (voz inconfundível aos Três Tristes Tigres) e Luca Argel. 

Conheça o projecto Duetos – Diálogos Além-Mar  

«O ⁠primeiro debate do Duetos, há exatos três anos, em março de 2023, foi sobre música, intitulado Samba x Fado, e comemoramos essa data com mais música», destaca Maurício Aquino, relator do Conselho Fiscal do FIBE e coorganizador deste primeiro Duetos no Porto. «A felicidade é ainda maior por dar palco aos aspetos sociais envolvidos na música, com ⁠Ana Deus, da primeira geração de artistas a surgir após o 25 de Abril, falando sobre o que era a música jovem portuguesa da época. O Luca Argel tem músicas que falam de aspetos sociais da atualidade, como a gentrificação, a vida quotidiana», completa, referindo ainda que a noite será uma celebração ao Portugal de «Rui Veloso, Xutos e Pontapés, GNR» e ao Brasil do «Paralamas, Titãs, Kid Abelha». 

Ivan Lima será o moderador

Intitulado A cantar é que a gente se fala, o Duetos com Ana Deus e Luca Argel – que já actuam juntos no projecto Ruído Vário – terá formato de concerto conversado. A moderação será do historiador e pesquisador Ivan Lima, idealizador do podcast O Que Cresci Ouvindo. O Instituto Pernambuco Porto fica na Rua das Estrelas 143, Porto – Portugal.  A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação da sala. 

+ BIOS 

Ana Deus nasceu em Santarém em 1963 e vive no Porto desde 1981. Sempre se interessou por música, poesia e imagem, tendo frequentado, sem concluir, o Curso Superior de Pintura da Árvore (agora ESAP).  Começou o seu percurso musical em 1987 no grupo pop Ban. Em 93 inicia, com a escritora Regina Guimarães e o músico Alexandre Soares, o grupo Três Tristes Tigres. Tem musicado poesia de autores variados a solo ou nos seus projetos, Osso vaidoso (com Alexandre Soares), Bruta (com Nicolas Tricot), Ruído Vário (com Luca Argel) e Eu fui silêncio (com Marta Abreu). Faz pequenos videopoemas para as suas canções e para as suas performances. 

Luca Argel é um cantor e compositor luso-brasileiro, radicado há mais de 10 anos em Portugal. Seus projetos artísticos conciliam pesquisa histórica, ativismo político e experiências musicais que desconhecem fronteiras. No Brasil, foi professor de música em escola pública e, em Portugal, enquanto tira o mestrado em Literatura, inicia a carreira profissional nos palcos, cantando com os grupos Samba Sem Fronteiras e a Orquestra Bamba Social, com quem ainda cultiva e dissemina um grande amor pelo samba, gênero fundamental em seu percurso. Concilia a atividade musical com a literária, tendo publicado livros de poesia no Brasil, Espanha e em Portugal, um deles semifinalista do Prémio Oceanos, em 2017. Seus últimos álbuns são: Sabina (2023) e Samba de Guerrilha (2021).  

Ivan Lima é historiador e pesquisador na área de música portuguesa e brasileira, bem como idealizador do projeto O Que Cresci Ouvindo, vencedor do Prêmio Profissionais da Música 2022. O perfil @oquecresciouvindo, no Instagram, e o podcast @oquecresciouvindo5034, disponível também no YouTube, se alinham as suas pesquisas de Música e História.  Musicólogo e comunicador, realiza palestras, entrevistas e mediação de diálogos musicais. Escreve para a Revista Continente e para o site História da Ditadura, no qual edita a coluna Documentos da Ditadura. Também realizada pesquisas para o jornal O Globo. Este ano, integra o Júri/Conselho Sensorial do Prêmio Profissionais da Música 2024/2025.  

+ SERVIÇO  

Duetos – A cantar é que a gente se fala  
Com Ana Deus e Luca Argel. Moderação de Ivan Lima. 
Quando | Dia 27/03, às 18h30. 
Onde | Instituto Pernambuco Porto: Rua das Estrelas 143, Porto – Portugal 
Quanto | Entrada gratuita – sujeita à lotação da sala.