

O lugar de fala do autor imigrante perpassa a edição de novembro do DUETOS – Diálogos Além-Mar, evento do Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE. O ponto de partida é O Mau Selvagem, mais recente livro de Álvaro Filho, que provoca reflexões importantes sobre a realidade portuguesa na visão de “autoexilado brasileiro”, como escreve o autor radicado em Lisboa.
Na roda de conversa que é habitual ao DUETOS entra o escritor português Hugo Gonçalves. Outrora imigrante no Brasil, o autor de Enquanto Lisboa arde o Rio de Janeiro pega fogo (finalista do Prémio Leya) tem em comum com Álvaro diversas premiações literárias. E a história de ter uma escrita transatlântica.
O DUETOS terá transmissão online e gratuita no YouTube do FIBE: https://www.youtube.com/@forumbrasileuropa/streams
BIOS
Álvaro Filho é jornalista e escritor brasileiro, radicado em Lisboa. Foi vencedor do Prémio Hermilo Borba Filho 2016 e semifinalista do Prémio Oceanos 2018, com a ficção Curso de Escrita de Romance – nível 2, e do prémio de Melhor Ficção de 2019, da Academia Pernambucana de Letras, com Meu Velho Guerrilheiro. Em Portugal, foi vencedor do Novos Talentos de Escrita FNAC Portugal, em 2018, com o conto Otelo, do prémio Rogério Rodrigues de Crónica Jornalística 2023, e do Prémio Armando Baptista-Bastos 2023 de literatura, com a obra Disfarça, que lá vem Sartre. É pesquisador em literatura policial na Universidade Nova de Lisboa. O Mau Selvagem é o seu sétimo romance.
Hugo Gonçalves é autor de vários romances, entre os quais, Enquanto Lisboa arde o Rio de Janeiro pega fogo (finalista do Prémio Leya), Filho da mãe (finalista dos prémios P.E.N. Clube e Fernando Namora), Deus Pátria Família e Revolução (ambos semi-finalistas do prémio Oceanos). Guionista da série Rabo de Peixe (Netflix), foi correspondente de diversas publicações portuguesas em Nova Iorque, Madrid e no Rio de Janeiro, cidade onde trabalhou como editor literário. Jornalista premiado e cronista, é um dos criadores do podcast Sem barbas na língua.
Caroline Ribeiro é uma jornalista natural de Fortaleza, capital do estado do Ceará, no Brasil, vivendo em Lisboa desde 2015. Atualmente, é repórter no Diário de Notícias, integrando a equipe do DN Brasil, e correspondente para a TV Cultura. Foi comentarista no programa Mundo Sem Muros, na RTP, e apresentadora na TV Verdes Mares, afiliada à Rede Globo no Ceará.