Em mais de 10 horas de programação e 9 painéis, 28 especialistas e autoridades brasileiras e portuguesas trataram de importantes sociais e econômicos para o Brasil e Portugal.


A edição especial do Duetos – Diálogos Além-Mar durante a Cimeira Luso-Brasileira consolida a missão do Fórum de Integração Brasil-Europa – FIBE de aproximar o Brasil e a Europa no debate de grandes temas de desenvolvimento. Em mais de 10 horas de programação e 9 painéis, 28 especialistas e autoridades brasileiras e portuguesas trataram de importantes sociais e econômicos, ampliando debates que estão em voga nos dois países, e noutras nações europeias, com a participação de ministros, autoridades e especialistas. A comitiva de parlamentares que acompanhou a visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva a Portugal também esteve na Casa da América Latina, onde decorreu o Duetos.
«Convém não esquecer do contexto deste Duetos, durante à Cimeira Luso-Brasileira, da importância de termos retomado as cimeiras, os contactos institucionais, feito aquilo que, no fundo, é algo que é natural e é impossível parar. E só temos que incrementar mais os contactos entre os dois povos, entre os dois governos e as outras várias estruturas académicas e empresariais dos dois países. Penso que isso é um futuro que é impossível parar e o FIBE é uma pequena peça neste futuro», destacou o especialista em direito constitucional e presidente do FIBE, Vitalino Canas, lembrando que os Duetos têm permitido perceber que existem muitas sinergias entre os dois países, Brasil e Portugal, mas também entre o Brasil e a Europa.

O Duetos marcou ainda a aproximação dos conselhos econômicos e sociais do Brasil e de Portugal. No primeiro dos dois dias do evento, o Conselho Económico e Social de Portugal (CES) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável do Brasil (CDESS) assinaram, inclusive, um memorando de entendimento.
«Tanto mar, inclusive na política, parece que não mais nos separa. Conteúdo deu o tom dos duetos entre especialistas e autoridades, a discutirem da integração social à econômica. Alegria foi o tom dos concertos musicais que fecharam cada dia. Foi uma bonita festa do e para o FIBE», finalizou o economista e vice-presidente do FIBE, José Roberto Afonso.
Veja aqui todos os painéis do Duetos durante a Cimeira Luso-Brasileira