Associações sem fins lucrativos assinaram acordo de cooperação técnica em Madrid.

O apoio à criação de um pensamento plural e independente, nos domínios das ciências sociais e humanas, são nortes partilhados pelo Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE) e a Fundación Orteha-Marañón (FOM). As duas associações sem fins lucrativos celebraram os objetivos que as une com a assinatura de um acordo de cooperação técnica, no passado dia 7 de maio, em Madrid, Espanha. A assinatura do documento foi o ponto de partida para que o presidente do FIBE, Vitalino Canas, e directora geral da FOM, Lucía Sala Silveira, já conversassem sobre novos projectos, a serem divulgados em breve.

«Nas duas organizações, esse espaço de reflexão importa, como também a integração entre a América Latina e a Europa, através das nossas duas línguas-irmãs, o espanhol e o português», destacou Lucía Sala Silveira. «Esse espaço de diálogo distinto nos permitirá também seguir por caminhos de investigação conjuntos, conferências», completou. O presidente do FIBE destacou que importa lembrar a presença e a vida do filósofo José Ortega em Lisboa. Em 1944, um ano depois de começar a viver na Baixa Lisboeta, Ortega ministrou um curso intitulado La razón histórica. Foi desde a capital portuguesa que o filósofo contribuiu para o grande movimento filosófico na Europa pós-guerra.

Vitalino Canas evidenciou ainda a importância da parceria com a FOM, que se «estabeleceu como referência, acolhendo e formando estudantes de todo o mundo, bem como promovendo o debate transversal sobre diferentes aspetos que afectam a sociedade». «Também estamos muito felizes», acrescentou a directora geral. Composta também pela secretária geral, Dilne Mesquita, e pelo gerente técnico, Bernardo Motta, a comitiva do FIBE fez uma visita à impressionante biblioteca da Fundación, que tem mais de 13 mil livros do acervo do filósofo.