Notícia FIBE

FIBE marca presença em fórum do Conjur em Itália   

Presidente Vitalino Canas participa das cerimónias de abertura e encerramento do evento promovido pelo Consultor Jurídico, junto com o Instituto Brasileiro da Insolvência (Ibajud), com o apoio do FIBE. 

O Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE marcou presença no Fórum Conjur Milão 2023, em Itália. O presidente do FIBE, o especialista em Direito Constitucional Vitalino Canas, participou da cerimónia de abertura neste dia 1º de Junho, junto ao ministro do Supremo Tribunal de Justiça – STJ João Otávio de Noronha e do presidente do Instituto Brasileiro da Insolvência – Ibajud, Rodrigo Quadrante.

Tendo como cenário o Hotel Regina Palace, no Lago Maggiore, o evento – que é apoiado pelo FIBE – reuniu especialistas em reestruturação de empresas, recuperação judicial, direito do trabalho, profissionais e estudiosos do Brasil, Itália e Portugal no intercâmbio de teses sobre a explosão de casos de socorro judicial no mundo todo.  Nos painéis, temas como “Conflitos Tributários na Insolvência”, “DIP Finance e Aquisição de Ativos na Recuperação Judicial e na Falência. Trespasse e Sucessão” e ainda “Processo Trabalhista na empresa em recuperação judicial”.  

Vitalino Canas foi saudado pelo trabalho do FIBE na integração do Brasil com os países da Europa, além de ter sido homenageado pelos resultados já apresentados. «A integração económica faz-se assegurando os fluxos nos dois sentidos. Ao Brasil interessa captar investidores, compradores, vendedores, parceiros.Os investidores internacionais – entre os quais, seguramente, os europeus – olham para os chamados custos de contexto. Quão amigável, fácil, transparente e eficiente é o ambiente de negócios e burocrático no País?», destacou o presidente do FIBE.  

Nas palavras de Vitalino Canas, a concorrência pelo capital internacional, das instituições financeiras, dos fundos soberanos e não soberanos, além das multinacionais, é feroz e os mais pequenos pormenores contam. «Os investidores contratam batalhões de consultores para fazerem e avaliarem os algoritmos financeiros, mas também para calcularem os custos de contexto e estes são cada vez mais decisivos nas decisões de investimento. Um desses custos de contexto é o sistema de justiça, particularmente a sua transparência, simplicidade e celeridade. E dentro, ou relacionado, com o sistema de justiça estão as leis falimentares. Por isso, o FIBE considera que este assunto e a discussão neste Fórum têm importâncias cruciais».