Inscrições são gratuitas e já estã abertas para os eventos Futuro ESG e Futuro da Tributação.

O futuro é o tempo de reflexão permanente do Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE e pauta dois eventos que pretendem aprofundar o debate em questões prementes para a atualidade, como a tributação na era da economia digital. O primeiro desses eventos será o Fórum Futuro ESG, a ser realizado de 1 a 3 de novembro, na Culturgest, em Lisboa, e surge justamente como rebento da Web3, e da evolução tecnológica, que passa a exigir uma sociedade cada vez mais sustentável e bem governada, com menos desigualdades. O segundo é o Fórum Futuro da Tributação, marcado para os dias 6 e 7 de novembro, na Capela do Colégio da Trindade, em Coimbra.
O Fórum Futuro ESG promoverá a discussão dos critérios mais inovadores do acrónimo para o termo Environmental, Social and Governance num ambiente de diálogo, proposição e convergência sobre desafios globais persistentes. Com o apoio da VALE, o evento pretende debater a potência da integração de iniciativas económicas com interesses sociais, reforçando o compromisso com um futuro sustentável, por meio de apresentações, debates e entrevistas. Assim, reunirá especialistas do mercado financeiro e da governança a ambientalistas, do Brasil, de Portugal e de outros países da Europa.
O programa inclui nomes como a advogada Alice Khouri (Women in ESG Portugal); Pedro Hartung (XPrize); Wolf Kos (Instituto Olga Kos); Mathilde Mesnard (OCDE para Clima e Finanças Verdes); Adriana Barbosa (PretaHub); Christoph Burger (ESMT Berlin); Pedro Saffi (Cambridge Judge Business School) e Vanda Witoto (rede Concertação pela Amazônia). Também confirmaram a presença autoridades como o embaixador Raimundo Carreiro; o diretor-presidente da VALE, Eduardo Bartolomeo; além dos ministros brasileiros Alexandre Silveira, Esther Dweck; Jader Barbalho, Mauro Campbell, e a ministra portuguesa Ana Catarina Mendes. O Fórum Futuro ESG tem inscrições abertas e limitadas através do https://forumbrasileuropa.org/forum-futuro-da-agenda-esg
«O FIBE junta-se ao esforço global de divulgação, discussão e incorporação da agenda ESG nas práticas quotidianas das organizações, particularmente das empresas. Um amplo leque de especialistas, ativistas, académicos virá a Lisboa, para nos ajudar a ver o que temos de fazer para que o futuro não seja um horizonte de crescentes desgraças ambientais, sociais e de ineficiência governativa», destaca o especialista em Direito Constitucional e presidente do FIBE, Vitalino Canas.
Como a tributação tem um impacto crucial na economia e, considerando as mudanças nas bases tributáveis imponíveis pela era digital, o Fórum Futuro da Tributação buscará inspiração no passado, de olhos postos no futuro, começando pelas disrupções que se julgam delineadas ou mesmo inevitáveis nos sistemas tributários mundiais, sem esquecer das tendências que delas decorrem. «Tratar do que virá a acontecer é muito mais difícil, porque nem sempre teorias e análises, inclusive quantitativas, são suficientes para explicar ou determinar para onde se vai. Por isso, o Fórum privilegiará a troca de ideias e de experiências entre profissionais e dirigentes públicos experientes», resume o vice-presidente do FIBE, José Roberto Afonso.
Realizado pelo FIBE, em parceria com o Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra (UCoimbra) e o apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), o Fórum pretende conciliar visões múltiplas: seja a das administrações fazendárias, seja a dos contribuintes; seja a da formulação das políticas tributárias, seja a da gestão do fisco e das empresas; seja de organismos multilaterais, seja de instituições de pesquisa locais.
O programa inclui nomes como o ministro Gilmar Mendes (STF Brasil); o ministro Ives Gandra Filho (TST Brasil); Alberto Barreix (BID); Santiago Díaz de Serralde (CIAT); a procuradora Dayana Uhdre (BR); a professora Matilde Lavouras (UCoimbra); o secretário Robinson Barreirinhas (Receita Federal); Raul Zambrano (CIAT Panamá), além dos deputados brasileiros Isnaldo Bulhões, Rafael Brito, Sidney Leite; Pedro Paulo, e Wilma Pinto. O formulário de inscrição e as informações sobre o programa estão no site forumbrasileuropa.org/futuro-da-tributacao.
«Serão fóruns, inspirados nos romanos, para trocar ideias e experiências, no lugar de apenas palestras. O ESG não é uma modinha, que passa, mas uma nova forma de fazer política e de gerir negócios. Para os governos financiarem esse novo e melhor padrão de atuação, será discutido em seguida para onde vão os impostos, quais serão as novas e maiores bases econômicas e como serão cobrados de forma diferente e mais inteligente», resume o professor José Roberto Afonso.
Fórum Futuro ESG
Quando: 1 a 3 de novembro
Onde: Culturgest – R. Arco do Cego 50, 1000-300 Lisboa
Inscrições gratuitas, programa e informações de hospedagem: https://forumbrasileuropa.org/forum-futuro-da-agenda-esg
O Fórum não será transmitido online.
Fórum Futuro da Tributação
Quando: 5 e 6 de novembro
Onde: Capela do Colégio da Trindade – Travessa da Trindade Coimbra, 3000-435 Coimbra
Inscrições gratuitas, programa e informações de hospedagem: http://forumbrasileuropa.org/futuro-da-tributacao
O Fórum não será transmitido online.