Notícia FIBE

Pacto Pelo Rio: Vitalino Canas representa o FIBE em painel sobre “Justiça e Sociedade” 

Presidente do FIBE aplaudiu metodologia do evento, que discutiu a segurança no Rio de Janeiro.
 


O presente e o futuro de uma das maiores cidades do Brasil foi discutido no Pacto Pelo Rio, evento realizado pela FGV Conhecimento, pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP, com apoio do Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE, da Rede Globo, da Aegea e da Universidade de Columbia. Presidente do FIBE, o especialista em Direito Constitucional Vitalino Canas participou do painel “Justiça e Sociedade”.  

Assista à cobertura do Pacto Pelo Rio no Jornal Nacional  

Canas aplaudiu a metodologia da reforma pactuada, com a participação de todos os protagonistas que possam dar contributos relevantes, desde a academia, às instituições da sociedade civil, como a FGV, aos agentes de justiça, aos partidos e agentes políticos. “Um dos problemas que as reformas da política de justiça enfrentam é a possibilidade de resultarem simplesmente de uma reação quente a situações conjunturais excessivamente mediatizadas. Outro, é a de serem capturadas por setores especificamente motivados pelo objetivo de acautelar os seus próprios interesses. Os pactos para a justiça, no Brasil, como em Portugal, são o único método capaz de superar ou de mitigar significativamente esses problemas”, comentou Canas. 

Presente na abertura do Pacto Pelo Rio, o ministro do STF e membro do Conselho Consultivo do FIBE, Gilmar Mendes, apontou que a solução para a segurança pública carioca precisa alcançar o governo e a sociedade, em suas diversas vertentes. “Eu acho que já foi dado um bom passo com a criação do SUSP, uma ideia que a gente defendia que fosse estruturada como um SUS para a segurança pública, eu acho que é importante avançar nisso, ter um fundo nacional de segurança pública. E fazer com que haja um trabalho conjunto: órgãos de Receita, Coaf, Banco Central”. 

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pontuou que a discussão sobre segurança realizada ali pode repercutir em todo país. “A gente quer representar todo mundo de Alagoas, a gente quer representar todo mundo de São Paulo, todo mundo do Pará”, destacou, lembrando ainda da importância de discutir as particularidades da cidade que administra. O Pacto Pelo Rio decorreu no Centro Cultural FGV, em Botafogo, no Rio de Janeiro, no dia 23 de fevereiro.