Notícia FIBE

Vitalino Canas antecipa projectos do FIBE para 2026 em vídeo  

Presidente do Fórum de Integração Brasil Europa também fez uma avaliação de 2025. Confira.

«Em 2026, vamos prosseguir nesta trajetória ascendente e crescente de atividades». A frase do constitucionalista Vitalino Canas resume a previsão para o novo ano do Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE), associação da qual é presidente. O FIBE já planeia a terceira edição do Foro Transformaciones, em Madrid, o 4º Prémio FIBE, novos Duetos – Diálogos Além-Mar e a quarta edição da Missão Smart Cities

Vitalino Canas destacou também o XIV Fórum Lisboa. «O Fórum de Lisboa tem sido uma organização da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em associação com o Instituto de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e com a Fundação Getulio Vargas (FGV), na qual o FIBE tem tido cada vez maior empenho».     

O revelante debate sobre os benefícios da aposentadoria e outros auxílios serão temas de um novo evento, em parceria com a Previdência Social do Brasil em Portugal. Novidade também será o evento de celebração dos 50 anos da Constituição de Portugal, juntamente com a Associação Portuguesa de Direito Constitucional. «Será um seminário que procurará associar as constituições brasileira e portuguesa e ver até que ponto se influenciaram mutuamente». 

Retrospetiva 

O ano de 2025 consolidou diversas iniciativas do FIBE.  Foram realizados três Duetos – Diálogos Além-Mar, o projecto cultural do FIBE; a edição mais internacional do Prémio FIBE; o 2º Foro Transformaciones, em Madrid, e, em Lisboa, o II Fórum Futuro Tributação e o II Fórum Futuro da Regulação.  O FIBE também reforçou o seu interesse em temas da atualidade e estreou o primeiro FIBE Debate, debatendo questões relacionadas à imigração em Portugal.    

Ao completar quatro anos, o FIBE fortaleceu parcerias. Assim foi com os mais de 20 parceiros de cooperação técnica, tais como o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), para citar alguns. O mais recente acordo de cooperação técnica assinado pelo FIBE foi celebrado com o CAAD-Centro de Arbitragem Administrativa. «Estamos aqui a acentuar a nossa parceria com entidades com grande projeção e grande dimensão e que têm visto o FIBE como um parceiro interessante», comenta Vitalino Canas.  

«O FIBE acompanhou e se posicionou sobre as transformações estruturais da geopolítica, economia e sociedade em 2025. Que a virada para 2026 nos inspire para mais mudanças e para fortalecer a integração entre nações e pessoas», finaliza o economista José Roberto Afonso, vice-presidente do FIBE.