Anúncio foi proferido pelo constitucionalista e presidente do FIBE durante o encerramento do II Fórum Futuro da Tributação, que teve ainda a participação do ministro Gilmar Mendes.

Foram de Vitalino Canas, presidente do Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE), e do ministro Gilmar Mendes (STF) as falas de encerramento do II Fórum Futuro da Tributação, que reuniu quase 80 especialistas e autoridades internacionais do Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos, em 20h de debates. O constitucionalista destacou a amplitude das discussões e fez uma série de agradecimentos. Também anunciou que o II Fórum Futuro da Regulação, a decorrer de 26 a 28 de novembro de 2025, em Lisboa.
O ministro Gilmar Mendes, decano do STF e presidente do Conselho Consultivo do FIBE, também referenciou a importância do II Fórum Futuro da Tributação, destacando que cumpre a missão da criação da associação que ajudou a conceber em 2021: “Quando pensamos no FIBE, pensamos que era importante ter uma instituição em Portugal que dialogasse com a Europa e que conseguisse suprir aquele quadro de má imagem que se delineava em relação ao Brasil e que pudesse mostrar de maneira clara aquilo que havia de bom que desaparecera num momento de obscurantismo”, disse. “Estamos conseguindo ser bastante produtivos, trazendo novos debates e novas questões, dialogando com vários setores da academia de Portugal e do Brasil. Estamos cumprindo com o desígnio inicial”, acrescentou.

O II Fórum Futuro da Tributação, que teve o economista José Roberto Afonso, vice-presidente do FIBE, na coordenação científica, foi transmitido em direto pela TV Conjur e teve cobertura simultânea de todos os painéis no site do FIBE, que também disponibiliza algumas apresentações, como a de Teresa Ter-Minassian, directora de Assuntos Fiscais do FMI; bem como de Andrea Costa Chaves, subsecretária de Fiscalização da Receita Federal do Brasil, entre outros. Confira em https://forumbrasileuropa.org/ii-forum-futuro-tributacao/