Notícia FIBE

Vitalino Canas avisa que FIBE já começará a trabalhar no XIV Fórum de Lisboa 

Assista ao vídeo resumo dos principais momentos de participação do FIBE no XIII Fórum de Lisboa, de 2 a 4 de julho de 2025.  

O Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE) foi parceiro do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), do Lisbon Public Law Research Centre (LPL), da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário – FGV Justiça (FGV), neste XIII Fórum de Lisboa. «Pela terceira vez consecutiva fomos convidados a ser parceiros e desempenhamos o nosso papel e temos muito orgulho nisso», destacou o presidente do FIBE, o constitucionalista Vitalino Canas. «E já iremos começar a trabalhar a nossa participação no XIV Fórum de Lisboa».  

Nas palavras de Vitalino Canas, a edição 2025 não pode ser resumida facilmente, tendo em conta que o XIII Fórum de Lisboa recebeu três mil pessoas; mais de 400 palestrantes em quase sessenta painéis; «e muitos diálogos foram travados fora dos painéis, portanto, toda a troca de ideias que aqui se travou é difícil de resumir».  

Presente na cerimônia de abertura, bem como nos painéis Sistema político, crise dos incumbentes e fragmentação partidária e Semipresidencialismo, Vitalino Canas ressaltou que apesar de o Fórum de Lisboa não ter recebido «naturalmente, todos os pensadores, todas as pessoas relevantes dos nossos dois países, e de outros países», teve muitos, que deixaram boas ideias sobre desenvolvimentos nas áreas da regulação, da inteligência artificial, das plataformas digitais. «Questões relacionadas com a justiça, com o combate à criminalidade, com a democracia. Tudo se debateu aqui», completou. 

O FIBE também contribuiu para o debate sobre Dominância fiscal, que teve a presença do seu vice-presidente, o economista José Roberto Afonso.  Ao fim de três dias intensos, o presidente do FIBE expressou o desejo de que uma ínfima parte das ideias debatidas no Auditório da Reitoria da Universidade de Lisboa e nos anfiteatros da Faculdade de Direito, nos dias 2, 3 e 4 de julho, possam ser repercutidas na realidade prática «porque isso significaria que a realidade pode melhorar».  

LEIA TAMBÉM

Vitalino Canas lança livro com apresentação dos ministros Gilmar Mendes e Luís Felipe Salomão
FIBE apoia XIII Fórum de Lisboa também em eventos paralelos