O constitucionalista celebra conquista do FIBE e garante que a associação continuará apostando na própria versatilidade.

O ano de 2024 foi especial para o Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE. Nos últimos 365 dias, o FIBE celebrou a realização de quatro Duetos – Diálogos Além-Mar, dois fóruns, inclusive o primeiro fora de Portugal, em Madrid, na Espanha, bem como um workshop e o apoio à missão Smart Cities, que integra prefeitos e prefeitas brasileiros aos seus pares portugueses. Foi um ano importante de consolidação também do Prémio FIBE, que chegou à segunda edição, que concedeu um total de 6 mil euros a pesquisadores.
Assista ao vídeo da retrospetiva
O presidente do FIBE, Vitalino Canas, exaltou o empenho da instituição em trazer temas relevantes e atuais para o centro do debate. Destacou ainda como especialistas e autoridades do Brasil, de Portugal e do mundo deram o seu contributo na construção de futuros possíveis e democráticos através das trocas de desafios e experiências. Temas como inteligência artificial, democracia, litígios de massa e imigração foram os fios condutores das conversas orquestradas pela associação sem fins lucrativos sediadas em Lisboa.
O FIBE também deu a mão a parceiros na realização de eventos próprios ou de apoio, cumprindo a sua missão de integrar o Brasil e a Europa, a partir de Portugal. O anseio é alçar voos ainda mais altos. Em 2025, os projetos são ambiciosos e o desejo de trazer temas inovadores e vanguardistas são a inspiração para o ano que se inicia. «Em 2024, tivemos a oportunidade de lançar várias iniciativas, designadamente, grandes fóruns. Em 2025, vamos continuar a apostar em todos os nossos pontos fortes. Apostaremos na nossa versatilidade, que se manifesta sobretudo através dos Duetos – Diálogos Além-Mar, e iremos continuar a apostar na investigação», comentou o presidente Vitalino Canas.