Notícia FIBE

3º Prémio FIBE faz vénia à imigração brasileira na Europa  

Premiação académica receberá inscrições gratuitas de 28 de fevereiro a 30 de setembro, exclusivamente no site do FIBE.  

A distinção Imigração com Integração inspira o 3º Prémio FIBE. A premiação académica do Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE chega ao terceiro ano consecutivo em 2025 dando especial atenção a trabalhos que apresentem a relevância e o impacto da imigração de brasileiros na Europa, e em especial Portugal, em todas as suas categorias e subdivisões temáticas.   

«O trabalho que aborde especificamente o tema da imigração de brasileiros poderá receber uma distinção, mesmo que não tenha sido premiado nas categorias principais, tendo a relevância e o impacto reconhecidos por meio de uma menção honrosa», explica o presidente do FIBE e do júri do Prémio FIBE, Vitalino Canas.   

O 3º Prémio FIBE arranca a 28 de fevereiro, com a publicação do edital e do formulário para inscrições gratuitas, atribuindo um total de 6 mil euros em premiações a dissertações de mestrado e teses de doutoramento, elaboradas por estudantes das áreas da Administração Pública, da Ciência Política, do Direito e da Economia, que abordem temas que promovam a integração cultural, econômica, social, bem como as ligações históricas, políticas e jurídicas entre Brasil e Europa, especialmente com Portugal, além dos demais países lusófonos. 

A solenidade de lançamento do edital será no dia 28, das 9h às 11h, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP, na Sala Monsanto. Na ocasião, após um welcome coffee, haverá a apresentação do edital, dos livros do Selo FIBE e a realização do painel Importância da Comunicação entre Pesquisadores Brasileiros e Europeus. As inscrições gratuitas ficarão abertas até 30 de setembro. O resultado do 3º Prémio FIBE será divulgado em 15 de novembro

Aceda ao regulamento (dia 24) e ao formulário de inscrição (dia 28) através do site forumbrasileuropa.org/premio-fibe 

Conforme a coordenadora geral do Prémio FIBE, Hadassah Santana, as dezenas de inscrições de pesquisas vindas das mais diversas universidades da Europa e do Brasil foram inspiração para investir ainda mais na ampliação das fronteiras da premiação. «Através das parcerias com a Universidade de Espanha, a Embaixada de Portugal no Brasil e a Embaixada do Brasil em Portugal, além da Editora Almedina e do IDP, o 3º Prémio FIBE deve chegar a ainda mais pesquisadores de assuntos correlatos ao Brasil e à Europa».   

2º Prémio FIBE – As mulheres foram as grandes estrelas do 2º Prémio FIBE. Dez das 12 dissertações e teses premiadas na edição 2024 da distinção do FIBE foram assinadas por pesquisadoras brasileiras e europeias. Todos os trabalhos premiados apresentam, em profundidade, campos de aprendizado mútuo, bem como temas correlatos entre o Brasil e a Europa, a partir de Portugal.   

Foram premiadas dissertações e teses tais como Requisitos jurídicos e boas práticas no comércio eletrônico; Regulação da IA e dark patterns nas redes sociais; Restrições de liberdades fundamentais dos empregados nas organizações de tendência; Segurança jurídica nas trocas automáticas de informações fiscais entre jurisdições. O resultado foi apresentado online durante o Fórum Impactos Econômicos e Sociais dos Litígios de Massa, realizado pelo FIBE no CCB, em Lisboa.  

Confira a programação de lançamento do 3º Prémio FIBE  

9h00 | Receção e Welcome Coffee  

9h30 – 10h00 | Mesa de Abertura e Lançamento Oficial  

10h00 | Painel: Importância da Comunicação entre Pesquisadores Brasileiros e Europeus  

  • Apresentação das linhas de pesquisa do ISCSP  
  • Explanação sobre as possibilidades de formação e inscrição para a edição 2025 do Prémio FIBE  
  • Exposição das pesquisas vencedoras no 2º Prémio FIBE