Professor jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Miguel Teixeira de Sousa, é o entrevistado do episódio final da segunda temporada do programa de entrevistas do FIBE, exibido com exclusividade pelo Canal ConjurTV.
O último episódio da série FIBE Conversa, durante o Fórum Impactos Econômicos e Sociais dos Litígios de Massa, recebe o renomado professor jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Miguel Teixeira de Sousa. No talk show, o professor faz uma análise profunda da litigância de massa. Miguel Teixeira de Sousa partilha as perspetivas sobre as principais diferenças e semelhanças entre os litígios de massa na Europa e no Brasil, destacando como o Brasil se tornou uma referência mundial em tutela coletiva.
Nos episódios anteriores, o ministro João Otávio Noronha discute financiamento dos litígios de massa; o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Francisco Rezek elencou em que o Brasil precisa avançar, em termos de legislação, para evitar a sobrecarga do Judiciário; o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, abordou os efeitos da litigância de massa na administração pública, e a conselheira Daniela Madeira, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), debateu os desafios da alta judicialização no país, analisando a sobrecarga do sistema judiciário e a distinção entre demandas legítimas e abusivas.
FIBE Conversa
Realização | Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE
Entrevistas | Vicente Nunes, editor-chefe do Público Brasil
Imagens e edição | Líbia Florentino, Booker
Produção | Raquel Lima, FIBE