A série Duetos – Diálogos Além-Mar decorre na Casa da América Latina – CAL, em Lisboa.

Os desafios da integração econômica dão o tom do segundo dia dos Duetos – Diálogos Além-Mar, realizados pelo Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE, na Casa da América Latina, em Lisboa. Nos debates, algumas questões marcantes para aproximação de empresas e governos dos dois países. O dueto inicial é “Desafios Sociais e Fiscais”, que abre um leque mais amplo para se debater as exigências crescentes por se conciliar responsabilidade social com fiscal, que está a impor o debate de mudanças relevantes nas políticas públicas em todo o mundo. Com Vilma Pinto, diretora da IFI do Senado (BR), Tiago Cavalcanti, professor da Universidade Cambridge, e Vander Costa, presidente da CNT (moderador).
Já um olhar mais para o mundo dos negócios predominará no painel seguinte: “Transição e Oportunidades Energéticas”, discutindo como as matrizes energéticas portuguesas e brasileiras coincidem em serem mais limpas que a média internacional e esperam tornar-se produtores e exportadores em larga escala de energias alternativas, sobretudo no caso do inovador hidrogênio verde. Com João Gonçalo Maciel, da EDP; Natália Moreno, da Universidade de Coimbra, Vitor Santos, professor de ISEG, e Thereza Cristina Aquino, professora da UFRJ e pesquisadora da GESEL (moderadora).
O debate pretende alargar a visão sobre os novos rumos da globalização, sobretudo após a guerra da Ucrânia, que levam os países a enfrentar novos “Desafios da Macroeconomia”, tema do dueto que reunirá economistas com atuação em diferentes campos. Com Luiz de Mello, diretor da OCDE, Isaac Sidney, presidente da Febraban. A moderação é de Carla Guapo da Costa, professora do ISCSP.
As transformações econômicas e sociais cada vez mais exigidas em todos os cantos do mundo serão discutidas no último dueto do dia, sobre o “Financiamento do Desenvolvimento”, as estratégias da maior instituição de fomento europeia e brasileira, com a participação de Aloizio Mercadante, presidente do BNDES (remoto); Jorge Viana, presidente da Apex do Brasil; Ricardo Amorim Felix, vice-presidente do Banco Europeu de Investimento, e moderação da empresária Esmeralda Dourado.
O dueto “Educação, Emprego e Democracia na Era Digital” terá Vitalino Canas (moderador); com o debate de Camilo Santana, ministro de Estado da Educação do Brasil, e Gilmar Mendes, ministro do STF e membro do Conselho Consultivo do FIBE.
O painel de encerramento é “Direitos Humanos e Cultura Numa Sociedade em Mudança”, com o ministro Gilmar Mendes (moderador), a ministra de Cultura do Brasil, Margareth Menezes, e ministro de Direitos da Cidadania do Brasil, Silvio de Almeida.
O Bloco Sardinha Imperial finaliza a programação na Casa da América Latina. O Duetos celebrará a obra de Chico Buarque no concerto Um Cravo que Guardei para Ti, no Museu da Eletricidade – Tejo, da Fundação EDP. O FIBE reuniu Tiago Nacarato (PT) e Fred Martins (BR) num concerto que celebra o repertório do ganhador do Prémio Camões. A programação inclui ainda vídeos e instalações alusivas ao 25 de Abril.
Saiba mais
O Duetos – Diálogos Além-Mar tem a proposta de, para cada temática específica, seja discutida por cerca de uma hora, entre um brasileiro e um português, com participação da plateia. Os diálogos serão gravados e disponibilizados no canal do FIBE no YouTube.