Quarto ano consecutivo da missão da FNP, com apoio do FIBE, é recebido em Lisboa; comitiva passou também por Oeiras e Coimbra e termina no Porto.
«Um clássico para o FIBE», assim, o presidente do Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE), Vitalino Canas, definiu a Smart Cities. Pelo quarto ano consecutivo, a missão aproxima de Portugal uma comitiva de prefeitos e representantes de autarquias do Brasil. «Entendemos que esta é uma base muito importante para promover o nosso objeto social, que é a integração do Brasil e Europa». Organizada pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), com apoio do FIBE, a delegação com administradores de sete autarquias brasileiras passou por Lisboa, Oeiras, Coimbra e termina a viagem no Porto.

Com a agenda de 2025 focada na integração e troca de soluções de inovação, mobilidade urbana, habitação e reordenamento urbano, a missão Smart Cities reuniu-se na sede do FIBE, saindo diretamente para a Câmara Municipal de Lisboa. O presidente da Câmara, Carlos Moedas, destacou que a agenda é importante por «duas razões. A primeira pelo que eu posso contribuir para o Brasil, mas também por aquilo que o Brasil pode contribuir para Lisboa. Estamos a falar de um país que é um potentado mundial pela sua dimensão. Um país que nós, portugueses, temos a sorte de que fale a nossa língua e isso tem um impacto mundial». Moedas destacou também o que chamou de «o mercado emocional, que é esta relação que temos entre as várias cidades».

Em Oeiras, a Smart Cities foi recebida pelo vice-presidente da Câmara, Francisco Rocha Gonçalves, e o ex-chanceler António Martins da Cruz. Antes, a comitiva com 22 colaboradores municipais brasileiros foi recebida no Taguspark pelo CEO Eduardo Correia.
Prefeito de Osasco, Gerson Pessoa concorda que a integração é importante para o desenvolvimento brasileiro e português, destacando ainda um especial interesse na inovação tecnológica. A prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Prsicila Gambale, lembrou que o Brasil também tem grandes inovações tecnológicas inspiradoras para mostrar.
No último dia no Porto, nesta sexta-feira (27), haverá reunião com o presidente da Câmara, Rui Moreira. «Eu não tenho dúvida que toda essa relação não acaba aqui, nesta visita, nessa missão, muito pelo contrário. Ela vai se iniciar a partir de agora, nessa os próximos meses, nos próximos anos», conclui o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias.