Notícia FIBE

Ministro João Otávio Noronha discute financiamento dos litígios de massa no FIBE Conversa

Novo episódio, exibido com exclusividade pela Conjur TV, inclui a questão dos financiamentos dessas ações, que muitas vezes vêm de fora do Brasil e levam a discussões em tribunais no exterior.


A repercussão financeira dos litígios de massa é um tema que tem gerado grande debate nos últimos tempos e que foi abordado no keynote speach do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio Noronha durante o Fórum Impactos Econômicos e Sociais dos Litígios de Massa, em Lisboa. O assunto é tema também do novo episódio do FIBE Conversa, exibido com exclusividade pela Conjur TV.

Assista aqui ao FIBE Conversa

A conversa incluiu a questão dos financiamentos dessas ações, que muitas vezes vêm de fora do Brasil e levam a discussões em tribunais no exterior, como recentemente ocorreu na Inglaterra, com o Caso Mariana. O Fórum Impactos Econômicos e Sociais dos Litígios de Massa foi relizado pela assciação Fórum de Integração Brasil Europa – FIBE, em Lisboa.

Nos episódios anteriores, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Francisco Rezek elencou em que o Brasil precisa avançar, em termos de legislação, para evitar a sobrecarga do Judiciário; o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, abordou os efeitos da litigância de massa na administração pública, e a conselheira Daniela Madeira, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), debateu os desafios da alta judicialização no país, analisando a sobrecarga do sistema judiciário e a distinção entre demandas legítimas e abusivas.

FIBE Conversa
Entrevista | Vicente Nunes, editor-chefe do Público Brasil
Imagens e edição | Líbia Florentino, Booker
Produção | Raquel Lima, FIBE